Verão, sol, calor e todos os caminhos levam à praia. A Bahia tem inúmeras localidades litorâneas que recebem milhares de turistas nesta época do ano, como as famosas Ilha de Itaparica, Praia do Forte, Morro de São Paulo, Barra Grande e Itacaré, Porto Seguro, Arraial D´Ajuda, Trancoso.
Com tanta gente junta querendo se divertir e descansar à beira mar, cresce a demanda por produtos e serviços nestas localidades. Para muitos prestadores de serviços e comerciantes é uma boa oportunidade para ganhar dinheiro, mas quando o assunto é serviço de abastecimento de água, a história muda de figura, pois os mananciais que abastecem essas áreas continuam os mesmos e com menos água disponível, pois a evaporação no verão aumenta e o índice pluviométrico diminui.
Em localidades litorâneas, no verão, é muito comum as queixas sobre falta de água. Para evitar esse tipo de situação, o uso racional da água é imprescindível e recomendado pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento). Isso significa pequenas ações, que vão desde não demorar no banho até tomar cuidado na hora de lavar a louça. Seja você turista ou morador local, confira essas dicas simples e essenciais:
1 – Não perca tempo no banho. Ficar embaixo do chuveiro por muito tempo desperdiça de 95 a 180 litros de água. E se todo mundo tiver esse hábito, em algum momento pode ser que não tenha banho para ninguém.
2 – Na hora de escovar os dentes, deixe a torneira fechada – abrindo apenas quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.
3 – Ainda no banheiro, lembre-se de não jogar lixo no vaso sanitário. Isso contribui para aumentar o gasto de água.
4 – Seja prático ao lavar a louça. Só abra a torneira para enxaguar pratos, talheres e copos uma vez. Dessa forma, você vai economizar em torno de 100 litros de água.
5 – Pegou alguma estrada de barro para chegar no destino e sujou o carro?Não lave-o com mangueira. Utilize baldes e buchas específicas para o automóvel. Assim, você vai economizar cerca de 560 litros de água.
6 – Não deixe de verificar as torneiras de casa, seja ela alugada ou própria. Torneiras pingando podem desperdiçar 12 e 20 litros por dia.
7 – Se a casa é própria, faça a manutenção nos encanamentos com regularidade, para evitar vazamentos.
8 – Vai fazer churrasco? Nada de descongelar a carne com a água da torneira. O ideal é deixar os alimentos degelarem dentro da geladeira.
9 – Depois de alguns dias veraneando, na hora de limpar a casa opte sempre por vassoura, até mesmo no quintal ou área de piscina. A mangueira ligada por 15 minutos gasta cerca de 280 litros de água.
10 – E adote o reúso! Você pode usar a água de enxágüe da máquina de lavar roupas para limpar áreas externas ou seu carro e a água da lavagem de folhas e legumes para regar as plantas.