Toda semana surge um novo estudo dizendo quanto tempo você perdeu com algum método ou exercício, e quanto tempo você poderia ter salvo fazendo outra coisa.
A última semana não foi uma exceção. Em um artigo escrito pela Duke University Medical Center, foi declarado que aeróbicos são superiores para queima de gorduras se comparados com a musculação.
E então o artigo começou a se espalhar pelo Twitter e Facebook, por uma grande quantidade de pessoas que não leram o estudo no qual o artigo foi baseado. Se eles tivessem lido, teriam visto que 8 meses de aeróbicos(uma média de 2 horas por semana) gerou a perda de apenas 1,6kg. Isso que o grupo de pessoas envolvidas no estudo eram obesos, que podem normalmente perder mais gordura que o comum, se eles realmente quiserem.
Em outra palavras, os envolvidos levaram 8 meses para perder a mesma quantidade de peso que poderiam ter perdido em menos de 1 mês.
O grupo que combinou treino com pesos e aeróbicos se saiu melhor, perdendo a “incrível” quantia de 2,2kg. E o grupo que apenas treinou com pesos, perdeu quase nada.
Tá e daí ?
Estes dados numéricos não foram mostrados no artigo e ficou gerando a falsa ideia de que aeróbicos são superiores na queima de gordura. Perder 1,6kg em 8 meses não tem nada de “superior”.
Outro detalhe importante, é que não houve controle de dieta nos envolvidos no estudo, ou seja, não é uma surpresa que os resultados foram tão medíocres em todos os grupos envolvidos.
A única coisa que você precisa para perder gordura, é gerar um déficit calórico. Quanto maior este déficit(até o limite do bom-senso), maior é a velocidade da queima de gordura.
E você pode proporcionar este déficit com a dieta sozinha, aeróbicos ou musculação. Como você vai gerar o déficit não importa.
Conclusão
Antes de confundir ainda mais a sua cabeça com uma chuva de informações conflitantes, apenas foque-se em gerar um déficit calórico, tendo em mente que você pode usar todas as ferramentas ao mesmo tempo: dieta, aeróbicos e musculação.